Entrevista com Eli Tomac, o campeão do AMA Supercross 2020 e tricampeão do AMA Motocross.

Com muitas interrupções na temporada até agora, você ainda se sente motivado a correr?

Antes de começarmos as corridas, você fica tipo “Cara, eu quero fazer isso” e olha para trás dessa maneira. Quando não se está competindo, estamos perdendo o motivo de estarmos aqui, perdendo nosso objetivo. Quando machuquei meus ombros em 2015, isso me abriu muito os olhos, porque fiquei sentado no sofá por cinco meses. Eu pensava: “Cara, o que estou fazendo?” Assim, nos fins de semana em que você tem corrida e quer uma folga, é bom lembrar que isso é muito melhor do que as outras alternativas.

Como a sua maneira de encarar as corridas foi mudando ao longo da sua vida? Você sempre acreditou que poderia ser o campeão de Supercross na categoria 450?

Eu nunca quero dizer a mim mesma que não tenho chance de vencer, mas há anos com certeza onde você fica: “Cara, eu realmente preciso melhorar” ou “cara, eu preciso realmente trabalhar nisso” no acerto da minha moto ou minha consistência na pilotagem. ” A cada ano, porém, é diferente para sua maneira de encarar as coisas.  Conforme você envelhece, sua mentalidade muda. Quando você é jovem e vê a classe 250, vê todas as coisas loucas que acontecem na primeira volta e isso só mostra como este pessoal pensa nessa fase. Se você olhar para os pilotos das 450, eles são um pouco mais calmos e têm maior autocontrole.

Como foi competir com seus concorrentes no nível mais alto?

Realmente, é incrível como você compete com o mesmo grupo de pilotos durante toda a sua carreira. Isso é o que é bem interessante. Quando você chega à classe 450, há caras que já estão lá há algum tempo ou que acabaram de chegar, mas na verdade existem muitos caras quando você olha para sua trajetória amadora como na prova de Loretta Lynn e eles estiveram sempre lá. Quando você olha para trás você pensa: “De jeito nenhum, eu estou competindo com esse cara há quinze anos”.

Pra você, como é um dia mais divertido na motocicleta?

Dia divertido? Deixe-me pensar aqui. Realmente, é apenas um dia em que tudo dê certo. Você quer dizer como um dia de corrida ou apenas um dia andando de moto de maneira geral?

Vamos reformular, como é um dia divertido na moto quando você não está em época de corridas?

Uma ou duas vezes por ano, pegamos nossas 2 tempos damos um rolê no nosso rancho, quase uma volta ao passado. Esses são dias legais, vamos quatro ou cinco caras acelerando, só se divertindo, curtindo a liberdade. Posso ir para onde quiser e fazer o que quiser. Isso é o legal das motos offroad, é a liberdade. Esses são os dias legais. Espero que mais caras possam fazer isso. Eu gostaria de poder fazer isso mais vezes. Muitos de nós, no mundo moderno, provavelmente não fazem isso o bastante, mas só de vez em quando.

Qual é um exercício de técnica que você gosta de focar quando está treinando?

Eu gosto de me concentrar na posição do pé na pedaleira. Vou me aquecer e ficar tipo “Tudo bem, posicione os pés corretamente”. Isso foi muito importante para mim no Supercross para controlar a moto.

Qual é um exercício que você não gosta de fazer?

É um difícil. Às vezes, precisamos fazer exercícios de stand-up (ficar em pé) e eu não gosto. Vamos para a pista de motocross e fazer três voltas seguidas, sem sentar. Esses são tortura.

Que tipo de percepção você tem em relaçã à prova em Loretta Lynn pelo AMA? Você acha que vamos ter mudanças em relação ao traçado que já existe?

Eu não tenho nenhuma idéia sobre o que ela vai se transformar, mas sei que se a pista estiver localizada em algum lugar perto de onde está a pista atual. Sendo assim,  será uma pista de corrida pequena. Espero que eles possam abrir espaço para nós, vamos ver, eu não sei.

Loretta Lynn geralmente tem cavas profundas e curvas travadas, o que você acha disso?

Bem, você não sabe realmente o que vai ter pela frente. Sério, eu simplesmente não sei. É uma pista bastante irregular também, então será interessante ver que tipo de obstáculos eles terão lá e o que podemos fazer com eles.

Fonte: Motocross Action Mag.

Dados para Transferência Bancária

LFC Marketing e Negócios Digitais
Banco: Bradesco
Agência: 0405-9
Conta Corrente: 0016599-9
 
Atenção
Após fazer a transferência para a conta, envie o comprovante para almir@pistaliberada.com com o assunto “Assinatura de plano para classificados” e com o nome do responsável pela assinatura.

Fique por dentro das nossas novidades!

Plano Piloto

R$ 20,00 pagamento único
  • Cadastro de 1 ítem nos classificados
  • Produto disponível até a concretização da venda

Plano Lojistas

R$ 50,00 pagamento único
  • Cadastro de até 100 ítens nos classificados
  • Produtos disponíveis por 1 mês nos classificados